Carta de um aluno que quer mudar sua carreira

Um dia desses, um aluno me fez duas perguntas, que na verdade recebo com uma certa frequência.

As perguntas eram:

Professor, gostei muito do que aprendi com você no curso, mas como posso aprender mais e desenvolver a capacidade de utilizar o que aprendi na prática e, como posso conseguir uma ocupação nesta área no mercado se não tenho experiência?

Minha resposta:

Oi Amaury, a resposta a sua pergunta é simples: Estudo e Prática.

Você tem que ler e fazer a maior quantidade de cursos e literatura que conseguir. Hoje existe literatura farta na Internet e redes sobre processos e projeto, muitos cursos presenciais e online. Corre atrás, e estude muito!

Colocar em prática. Por exemplo, o que você viu no curso comigo, aquele método e aquelas ferramentas é o que eu uso no dia a dia, então é prático, é empregável. Você pode dizer, “Há mas eu não tenho onde aplicar se uma empresa não me contratar para fazer isso!”. Tem sim. Na empresa onde você trabalha você pode aplicar o que viu, em paralelo ao que você faz (se o que você faz não é especificamente processo ou projeto). Achar uma empresa de um amigo ou parente que precisa de ajuda e aplicar nela, até mesmo sem cobrar, nas horas vagas, pelo aprendizado e experiência. Ache uma ONG, associação, orfanato, casa de abrigo que precisa de ajuda em gestão (todos precisam de gestão), e aplique. O importante é praticar.


Tenho certeza que se você fizer isso vai criar conhecimento e “musculatura” em processos e projetos, e com certeza as empresas vão te querer, e é claro, pagando por isso. Já vi isso acontecer com muitos alunos e profissionais, e o resultado é surpreendente. Hoje muitos trabalham para empresas que eu atendo, e até são meus concorrentes (com orgulho de minha parte).


Como eu disse, a resposta à sua pergunta é simples, mas a solução não é simples, pois precisa de ação e dedicação. Mas eu tenho certeza que assim você vai, em menor ou maior tempo, conseguir bons resultados no crescimento ou reposicionamento de sua carreira. ESTUDO E PRÁTICA.

Compartilhe

Mais postagens:

Fale com o Nivaldo: